Otimização de Sites

Publicado: 05/03/2009 em web design

Confira abaixo ótimo artigo onde Bruno Ávila fala sobre otimização de sites(SEO):

SEO deve ser feito por Webdesigners?

Recebi um email do querido aluno José Carlos, do curso Como Vender Sites, com uma dúvida interessante. Ele diz assim:

Normalmente quando vou fechar algum trabalho o cliente me faz a seguinte pergunta:
“Você vai colocar meu site nas primeiras páginas de um resultado de busca? Preciso que fique nas primeiras paginas… “. Sempre respondo que depende do site de busca e alguns requisitos como qualidade de conteúdo, quantidade de visitas, atualização do site e etc. Também falo que vou cadastrar a url em sites de busca, trabalhar com metatags, criar site mapas. Gostaria de saber como você lida com o cliente nesta situação, pois acho que isso e fundamental pra conseguir vender o site, onde eles estão cada vez mais exigentes.

Bem, o que essa galera está procurando, além do layout do site e da programação, é algo que já existe a algum tempo, mas que podemos ainda considerar como algo novo, pois webdesigners já conheciam, mas nossos pobres mortais clientes não: trata-se do SEO.

Você não sabe o que é SEO? SEO nada mais é que a abreviação de Search Engine Optimization ou Otimização de Sites no nosso bom português. Resumindo, são técnicas utilizadas com o objetivo de colocar determinado site no topo das buscas.

São diversos fatores que influenciam nesse posicionamento. Temos os fatores internos que são o número de palavras-chave presente no conteúdo do site, títulos chamativos, endereços fáceis e que tenham a ver com o assunto procurado, etc. Já os fatores externos são por exemplo, a quantidade de sites que se referem ao seu e principalmente a qualidade e audiência desses sites ( para as buscas, contará mais ponto se o UOL colocar um pequeno link para o seu site na página inicial do que o blog do Zezinho que quase nenhuma visitação tem ).

Então, lendo a pergunta do nosso querido José Carlos, me veio a dúvida: será mesmo que esse trabalho estratégico de divulgação online é algo que diz respeito ao Webdesigner?

Até acredito que o Webdesigner possa propor ao cliente esse tipo de solução. Mas sou a favor de tratar o SEO como algo além do Webdesign. Uma coisa é o webdesigner preocupado com a otimização de sites, buscando fazer um layout simples e bonito mas que priorize o conteúdo e facilite os acessos das ferramentas de busca. Outra é montar uma estratégia de marketing online ( sim, mais do que programação, SEO é pura estratégia de Marketing ).

Montar junto com o cliente um texto comercial sobre o seu produto, com a preocupação de colocar o maior número de palavras-chave que o público-alvo do cliente costuma buscar é coisa de marketeiro, concorda? Pura estratégia de marketing. A única diferença é que muda o veículo e portanto, a linguagem utilizada nesse veículo deverá ser a mais adequada.

Pensando assim, imagino que um publicitário poderia realizar esse trabalho muito bem. Por exemplo, o publicitário ao criar um texto para o rádio, se adequa ao tempo de 15 a 30 segundos e com a limitação da falta de vídeo. Assim ele brinca com a imaginação das pessoas ao colocar um som que nos remeta a uma cidade ou a uma fazenda. A forma de conquista do “ouvinte” é bem diferente do “telespectador.” Na TV, somos passivos e para prender a atenção é necessário algo engraçado ou realmente instigante para despertar nosso interesse. Por isso assistimos a propagandas de cerveja que mal falam do produto mas focam em historinhas engraçadinhas que seu público-alvo adora ver ( infelizmente os jovens ). Mas será que esse mesmo discurso publicitário da TV e do Rádio funciona na internet?

Claro que não. Assim como o discurso publicitário do rádio é diferente da TV, porquê na internet seria igual? O texto publicitário para a internet deve ser outro mas no fundo a técnica publicitária é a mesma. Engloba-se palavras-chave, cria-se textos respondendo as dúvidas do seu público, oferece algo útil em troca de algum tipo de benefício, manipula-se informações em favor do produto, enfim, os fins são os mesmos, os meios que são diferentes. Apenas o veículo muda.

Então respondendo a pergunta do José Carlos, acredito que SEO deveria ser destinado a profissionais especializados nesse segmento. É um segmento novo, é verdade, mas já conheço algumas empresas que trabalham exclusivamente com isso, gerando relatórios mensais, fazendo um acompanhamento junto ao cliente e traçando estratégias, como qualquer marketeiro da vida.

O que você pode fazer é se especializar nisso também. Mas o bom mesmo seria trabalhar apenas com o que você sabe fazer de melhor ( acredito que Webdesign ) e procurar empresas especializadas em SEO para fazer uma parceria, onde você terceiriza o serviço dessa empresa e vice-versa.

Fonte: Site Bruno Ávila – SEO deve ser feito por Webdesigners?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s